quarta-feira, 17 de abril de 2013

Comida de Vó

     Gente, uma das coisas que nunca me esqueço são dos meus tempos de criança quando minha avó cuidava de mim para os meus pais irem trabalhar. Ela cozinhava maravilhosamente bem, até acho que por isso eu era meio gordinha quando criança, pois, se me dava vontade de comer “mexido de ovos” às 15h ela fazia – uma época e tanto!
     
     Mas, já que agora virei uma pequena adulta (porque no tamanho não cresci nada), descobri uma linda série desenvolvida pelo fotógrafo italiano Gabriele Galimberti chamada Delicatessen com amor. Ele viajou pelo mundo inteiro e fotografou os pratos favoritos das avós espalhadas por diferentes países. Gabriele homenageia todas as avós do mundo divulgando as receitas que elas, como matriarcas, preparam para seus netos e para suas famílias.
    
     O fotógrafo convenceu as vovós a fazerem o melhor na cozinha, como se ele fosse o neto faminto pela melhor receita da vovó. Além de ter feito um lindo trabalho, voltou com um livro completo de culinária e cheinho de receitas misturadas com ingredientes exóticos, fotos de viagens e muito amor de vó.

     Eu achei esse projeto extraordinário e por isso, posto hoje aqui no blog algumas fotos produzidas por Gabriele das avós, com os pratos que elas criaram e cozinharam.

Ana Lucia Souza Pascoal, 53 anos, Brasil

Boonlon Thongpor, 69 anos, Tailândia

Brigitta Fransson, 70 anos, Suécia

Graça Estibero, 82 anos, Índia

Joyce Muape, 49 anos, Zâmbia

Marisa Batini, 80 anos, Itália

Pan Guang Mei, 62 anos, China

Regina Lifumbo, 53 anos, Malawi

Sussan Soresen, 81 anos, Alaska

Wadad Achi, 66 anos, Líbano

     Para quem quiser conferir todos os outros pratos e ficar com água na boca ou curioso para saber os ingredientes, é só acessar: http://goo.gl/DI14U.