quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Artista plástico que retrata riqueza da cultura negra

     Hoje, dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695, e, em homenagem a esse dia, o Coisas de Karol com K homenageia os negros com as obras do artista Elvis da Silva, da cidade de Hortolândia, que com muita sensibilidade, cria obras magníficas retratando a riqueza da cultura negra.
     Lá em Hortolândia, Elvis da Silva tem um ateliê muito especial e hoje, quem entrou e quem vai entrar em seu ateliê, com certeza vai vivenciar intensamente a cultura e a escravidão enfrentada pelos negros. Através de uma obra colorida e rica que até quem não conhece e não tem proximidade com a identidade negra, vai poder entender o sentido histórico desse dia.
     Elvis começou a pintar porque gostava, porém, suas obras foram reconhecidas e hoje ele é referência em todo o país como “pintor que eterniza nos quadros as imagens das relações étnicas raciais baseadas nas leis 10639/00 e 11645/00 – que tratam sobre a inclusão da educação para as relações étnicos-raciais, do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo nos programas e ações do Ministério da Educação”.
     Desde 2001 ele faz obras que retratam a cultura negra e tem vários trabalhos espalhados pela Unicamp e o Museu de Arte Contemporânea de Campinas.
As obras desse artista são riquíssimas, é o retrato da riqueza do Brasil e que merece ser valorizadas nacionalmente e internacionalmente.

     “Vejo que existe muito ainda há ser feito considerando toda a herança negativa que os negros têm dos seus antepassados e que com certeza reflete muito ainda hoje, mas o cenário está mudando e eu quero com as minhas obras registrar todos esses momentos”, diz Elvis da Silva.

     Abaixo algumas obras desse artista. Lindas, ricas e conceituais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário