terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sthephany Brotti e sua arte de desenhar

Sthephany Mariani Brotti ten 23 anos. É de Ribeirão Preto mas nasceu em São Bernardo do Campo - SP. Atualmente trabalha como diretora de arte.
Conheci a Sthephany na época da faculdade e ela ainda era uma menininha mas, quando vi seu trabalho pela primeira vez pensei: "Essa garota vai longe". E ela tem ido longe mesmo!
A Sthephany é toda responsável, focada e altamente talentosa. Desde criança é apaixonada por cores e desenhos e vive "quebrando galhos" gigantescos pra mim...rsrsrsrs
E foi pensando neste talento todo que convidei ela para fazer uma ilustração da Karol com K para o Coisas de Karol com K...rsrsrs...e, como não poderia ser diferente, a Sthé estreia hoje nossa nova temporada em uma entrevista super descontraída e artística...rsrsrs...
Vamos lá?

Coisas: Quando começou a paixão pela ilustração? 
Sthephany: Desde criança eu amava desenhar, adorava materiais de desenho, aquarela, guache... Lembro uma vez quando criança que até roubei batata do mercadinho pra poder fazer carimbo (aprendi no Castelo Ra-Tim-Bum hahahaha). Mas foi na adolescência desenhando meus amigos de escola que percebi que eu realmente gostava e queria seguir com isso até o resto da vida!





Os primeiros desenhos da minha adolescência quando estava aprendendo a brincar com o Photoshop e Corel

Coisas: Você tem um estilo próprio? Fale um pouquinho dele. 
Sthephany: Bom, meu estilo é algo que ainda estou aperfeiçoando. Eu não diria que tenho um estilo sólido por enquanto, pois eu estou sempre em mudança de traço. Porém algumas coisas são marcantes e se mantém mesmo quando eu dou uma variada. Meu objetivo é misturar o cartoon americano com os desenhos japoneses de uma maneira que fique harmônica. Atualmente, meus traços mais marcantes são as linearts grossas e grande quantidade de cores. Eu amo cores e isso é algo que não vai mudar.






Cores e meus traços grossos se mantém em todos. Desenhos de 2009, 2011 e 2014, respectivamente


Coisas: Onde você costuma criar?
Sthephany: As ideias vem de qualquer lugar! Mas é em casa no meu computador que coloco elas em prática.

Coisas: Quais situações te inspiram? 
Sthephany: Curiosamente a maioria das ideias vem quando estou dirigindo e ouvindo música. Filmes, séries, animes ou jogos me inspiram bastante também. Amigos e namorado tem um lugarzinho especial na lista.



Desenho inspirado na música Radioactive do Imagine Dragons


Coisas: Quais são os pontos positivos e os negativos de ser uma ilustradora? 
Sthephany: Pra mim, o ponto mais positivo de todos é conseguir inspirar as pessoas, é muito gratificante ver que seu desenho de algum modo as toca. Segundo é mexer com arte. Tira o stress de uma forma incrível. O terceiro é criar a sua identidade através dos desenhos, as pessoas te reconhecerem só por olhar o seu trabalho (ai, o ego...)

No meu ponto de vista a única coisa negativa é a falta de reconhecimento de algumas pessoas em relação ao meu estilo. Sempre ouço aquelas conversinhas chatas: Nossa, mas fulano desenha pessoas com lápis que parece foto! Fulano desenha caricatura! Queria que você desenhasse igual fulano porque “vende mais”.  Claro que não são todas, mas às vezes incomoda ouvir essas coisas. Originalidade pra quê né?

Coisas: Atualmente você não trabalha só com a ilustração. Por quê? 
Sthephany: Essa é uma pergunta muito interessante Karol!  Na verdade, eu não trabalho com isso 100% do tempo pela minha falta de capacidade de separar a arte do trabalho. Trabalhos podem ser estressantes às vezes e meu maior medo é começar a parar de desenhar pra mim mesma por excesso de trabalho. 

É como algumas pessoas que passam o dia todo na frente do computador e não querem nem chegar perto de um depois do expediente. Por isso é mais interessante pra mim fazer trabalhos esporádicos, tendo o poder de os aceitar ou não. Acho que é uma visão que pode ser considerada amadora para algumas pessoas, mas é uma coisa que eu não gostaria de misturar por gostar muito de desenhos como arte. 
Tanto que eu não gosto de me considerar ilustradora, mas sim desenhista. Mais arte, menos profissão.

Coisas: Você tem alguém que te inspirou no início e inspira até agora, tipo "o mestre da ilustração" pra você?
Sthephany: Pra falar a verdade não tenho um mestre da ilustração específico. Mas tenho alguns artistas que eu sempre penso: Quando eu crescer, quero ser como eles! Em questão de influência, o Tetsuya Nomura é o que mais inspira meus traços, ele é character design de alguns dos meus jogos favoritos. 


  
Em segundo e terceiros vem a Yuumei e Emperpep, artistas do Deviantart que me encantam com suas cores e composição de imagens.



Coisas: Você lembra qual foi seu primeiro trabalho profissional? Tem ele guardado?
Sthephany: O primeiro trabalho que eu me lembre que foi usado de fato para alguma empresa foi a criação dos mascotes Tecca e Ruan para a Digital Tecc.



Coisas: Qual personagem seu você considera especial? Mostre pra gente.
Sthephany: O Taiyo e a Tsuki são meus amorzinhos. Eles não têm uma história, mas são uns dos meus favoritos por serem lobos (minha paixão suprema) e representarem o sol e lua. Até tatuei eles esse ano de tão especiais que são.




Coisas: Tem algum projeto? Qual?
Sthephany: Estou com planos de criar uma marca de camisetas com meus desenhos num futuro bem próximo, mas ainda sem data definida.

Coisas: Deixe uma mensagem para aqueles jovens que sonham em ser ilustradores profissionais.
Sthephany: Dediquem-se muito, NUNCA parem de desenhar! Desenho envolve treino, horas e horas sentado na cadeira fazendo e refazendo. Sempre procure desenvolver seu próprio estilo, pois os melhores desenhos são aqueles que refletem a alma de quem o fez.

Aprendam que os erros não são maléficos, eles ajudam a melhorar. A perfeição não existe e você nunca vai alcança-la. E se você quer ilustrar para o mercado de trabalho, lembre-se que você vai ouvir críticas, sugestões e muitas vezes haverão discordâncias e você vai ter que recomeçar do zero. Mesmo tendo seu estilo lembre-se que você vai desenhar para os outros e não para você.
E por último: Ai que orgulho de quem quer seguir profissão como ilustrador! <3

Antes de finalizarmos, fiquem com mais um pouquinho do trabalho da Sthephany. Estes desenhos abaixo são os que ela considera favoritos.












 

--------------------------------
Gostou? Se gostou e quer ver mais desenhos da Sthephany é fácil. Acesse: http://goo.gl/9CSs7K e curta mais desenhos desta incrível desenhista que fez essa gentileza de aceitar nosso convite. Valeu, Sthé!

O Coisas de Karol com K está com layout novo, conteúdo novo e muita "novidade nova". Curta a fan page, siga e fique por dentro do que há de melhor em arte, cultura, criatividade e muita inspiração.
Beijo e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário